quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

    Se tem uma visão que me encanta profundamente no carnaval é o passo do frevo bem executado! Quando a passista dá aquela parada no ar , tal qual um beija flor, não tem coisa mais linda de se ver!! Com aquele sorrisão estampado no rosto, a pintura fica ainda mais linda! Amo de coração essa expressão popular de dança e me sinto frustrado por não ter seguido nessa nobre arte! Sim, já fui um passista amador na juvnetudo, mas com muita garra e talento, diga-se de passagem!! Fui até convidado para participar do Balé Popular do Recife na época, mas por tabacudice e timidêz não aceitei o convite do pessoal, coisa que me arrependo profundamente até hoje. Mas a vida é engraçada e somos os artistas que fazem o espetáculo dessa peça maravilhosa que muitos chamam de Destino! Perdi, literalmente falando, o passo do frevo, mas acertei em cheio na escolha de minhas profissões: cinegrafista e fotógrafo! E exercendo meu ofício sempre tive muita facilidade em registrar, seja em vídeos ou fotografias, a nobre arte da Dança, pois quando se faz uma coisa que a gente ama, sobre um tema que a gente ama ainda mais, fica aquela certesa de que você nasceu pra fazer aquilo!! Tudo isso é um dom, um presente que Deus me deu  e com muito talento, dedicação e trabalho faço de tudo dar o melhor possível! E não tem coisa mais linda do que ao fazer uma foto e perceber que a alma da bailarina ou bailarino está alí escancarada na tela da máquina fotográfica! É uma alegria imensa que sinto ao perceber que tudo deu certo naquela fração de segundo! É como se tivéssemos o poder de congelar o tempo daquela pessoa numa pequena obra de arte para todo o sempre! O artista um dia ficará velho e carcomido pelo tempo, ele poderá até não mais existir, mas aquela foto, aquele fragmento de sua existência, aquela prova do passado estará mostrando a todos o que ele um dia foi!! A ironia do destino é que na maioria dos casos aquele que fez a foto quase nunca é lembrado, pois quem fica nos bastidores raramente é sequer notado, quanto mais lembrado! Mesmo assim continuo adorando minha missão nessa vida, pois sei que faço muita gente feliz, eternizo as pessoas para sempre, dou a elas a lembrança do que um dia foram , da arte que exerceram com amor e maestria! A bailarina estárá sempre suspença no ar, sem nunca cair, sem nunca seu sorriso sumir, sem nunca seus olhos perderem o brilho da felicidade...o brilho da alma!

3 comentários:

  1. Grande Fernando, texto belíssimo como suas fotografias! Se bem que discordo um pouco de você. Acho sinceramente que teu trabalho é bastante notado e celebrado, especialmente entre os artistas que fotografas. Não é a toa que muita gente boa do mundo da arte em PE e de outros estados tem rendido aplausos a teus cliques e registros. Bem, você pode até não estar em cima do palco, mas está muito longe de ser um coadjuvante nos eventos e espetáculos que cobres! Abraços, camarada! Bom saber que você voltou a escrever no blog. Vou ver se crio coragem e retorno a meus textos também!

    ResponderExcluir
  2. Lindo Lindoooo... Enquanto tentamos abrilhantar a Arte da Dança vem Você com sua Arte Maravilhosa de Fotografar e nos eternizar como vc mesmo falou. Parabéns. Admiro muito esse tipo de trabalho.

    ResponderExcluir